quinta-feira, 21 de julho de 2011

tudo sobre o atletismo

Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de “sabe”, que os ingleses chamam de “steeple chass”, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.192 m.
Atletismo
Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.
Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.
A história do atletismo é muito bonito, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espirito de disputa, o ideal do belo etc. – o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com “MENS SANA IN CORPORE SANO” a própria filosofia do esporte.
Fonte: www.museudosesportes.com.br
ATLETISMO
Atletismo
Como podemos ver o atletismo foi uma das primeiras modalidades atléticas a serem incluídas nas olimpíadas. Dês de o tempo antigo, quando os gregos inventaram as olimpíadas, o atletismo estava entre elas. As provas que compõem o atletismo são: provas de pistas de campo, corridas de rua, provas de cross-country e marcha atlética.
As provas de pista e campo são disputadas em pistas e são as seguintes: corridas rasas, com barreiras e com obstáculos.As provas de campo são as seguintes: arremessos de pesos, saltos e lançamentos.Ainda há as provas combinadas, como o decatlo.
As corridas de rua são disputadas em ruas, avenidas. Um exemplo de corrida de rua é a São Silvestre.
As corridas de cross-country são disputadas em pistas não pavimentadas, como: grama ou terra.
As corridas de marcha atlética são corridas de longa duração e as distancias das corridas são de 3500 m e 10 milhas.
Durante a Onase teremos algumas modalidades de atletismo e muitos outros esportes como: basquete, vôlei e xadrez.
Na modalidade de atletismo ocorrerão as seguintes as provas de pista e campos.
Atletismo
O atletismo é um esporte praticado há muito tempo.É considerado um esporte importante, pois trabalha com grande parte dos movimentos do corpo.Hoje, o atletismo é dividido em modalidades: provas de pista e campo, corridas de rua, cross-country e marcha atlética.Neste texto iremos falar sobre essas modalidades, as regras e tudo sobre o atletismo.
As provas de pista são divididas em corridas rasas, com barreiras ou obstáculos. As de campo são saltos, arremessos e lançamentos. São disputadas em pistas de atletismo. Estas provas são competidas entre homens e mulheres.Sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são consideradas o ponto nobre destes jogos.
As corridas de rua são simples corridas disputadas em ruas e rodovias.A mais famosa aqui no Brasil é a São Silvestre, disputada todos os anos no dia 31 de dezembro, em São Paulo. Essas corridas podem ser disputadas em várias distâncias, mas a mais comum é a Maratona, com 42.195 km. São populares em todo o mundo, mas a mais tradicional é a de Boston.De todas as corridas de rua, a maratona é a única disputada nos jogos olímpicos.
As provas de cross-country são realizadas em terrenos de terra ou grama.Existe um campeonato mundial dessa modalidade que é realizado anualmente entre 4 e 12km para os homens e 4 e 8km para as mulheres.
As provas de marcha atlética são competições de longa distância na qual o competidor tem que estar sempre com pelo menos um pé no chão.O esporte surgiu a partir das caminhadas e faz parte dos jogos olímpicos.
Cada modalidade tem suas próprias regras.As regras de corridas são não poder invadir a raia adversária e nem "queimar" na largada.
No atletismo existem muitos atletas famosos, alguns deles são: Paavo Nurmi, Emil Zatopek, Abebe Bikila, Carlos Lopes, Carl Lewis e Paul Tergat.
O atletismo será praticado na ONASE (Olimpíada Nacional da rede Sinodal de Educação) e também fará parte dos jogos olímpicos mundiais em Atenas.
Atletismo
Atletismo é o esporte que mais medalhas ganhou para o Brasil, em Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. Também nos Mundiais, nossos atletas têm subido no pódio. Muitas vezes, vimos a bandeira brasileira subir e ouvimos o hino nacional. Além do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva, outros medalhas em Olimpíadas foram Joaquim Cruz, João Carlos de Oliveira, Nélson Prudêncio, José Telles da Conceição e Róbson Caetano, e ainda a equipe no revezamento 4 x 100m, em Atlanta, com Róbson, Arnaldo de Oliveira, André Domingos da Silva e Édson Luciano Ribeiro. João Carlos de Oliveira e Róbson Caetano são, ainda tricampeões da Copa do Mundo.
Outros medalhas de ouro são Nélson Rocha dos Santos e Altevir Araújo (4 x 100m) e Sérgio Matias (4 x 400m) - as medalhas no revezamentos nossos atletas conseguiram formando nas seleções das Américas. Zequinha Barbosa foi campeão mundial indoor e subiu no pódio no Campeonato Mundial duas vezes.
Abaixo você vai conhecer um pouco mais sobre as modalidades do atletismo.

SALTOS

ALTURA

Este evento não figura nos Jogos Antigos, mas foi comumente praticado pelos Celtas. A primeira competição foi organizada na Inglaterra, em 1940, e regimentada em 1965, onde cada competidor possuía três saltos em cada altura e a barra não poderia ser aumentada no caso do competidor derrubá-la. A altura de seis pés (1,83m) foi utilizada pela primeira vez por Marshall Brooks (Grã-Bretanha), em 1874, usando a técnica de um pé primeiro.

DISTÂNCIA

Há muito tempo faz parte das competições esportivas. Figurou nos Jogos de 708 AC como parte do Pentatlo. O evento moderno foi regularizado na Inglaterra e nos Estados Unidos em 1860: o levantar-vôo tinha que ser feito 20cm afastado da tábua dentro da marca de saibro.

TRIPLO

Os Celtas inventaram um estilo de três saltos numa ação contínua e isso foi regularizado até o fim do século XIX, primeiro pelos Irlandeses e depois pelos Americanos. Originalmente um vôo-vôo-salto, sendo primeiramente dois vôos com um mesmo pé, o Salto Triplo começou, depois de 1900, com a Técnica vôo-passo-salto.

VARA

Foi conhecido pelos velhos Gregos através de saltos por cima dos touros. Os Celtas usaram a vara, mas para competição em extensão. Esse evento iniciou uma competição vertical na Alemanha em torno de 1775, durante competições de ginástica.

Pistas

VELOCIDADE São assim chamadas todas as provas em distância até 400m. Podem ser realizadas em pistas com obstáculos ou em pistas livres (corridas rasas). Exigem maior explosão que fôlego.

OBSTÁCULOS

De influência hípica, esta prova foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris. A distância atual desta corrida é de 3.000m - masculino e feminino -, e inclui 4 obstáculos secos e 1 obstáculo do fosso à cada volta da pista. Este último é o mais espetacular, de vez que o competidor deve transpor o obstáculo e saltar o fosso de 3,66m de comprimento.
BARREIRAS São as realizadas em pistas com barreiras, nas distâncias de 100, 110 e 400 metros. Os atletas devem dominar técnica especial para manter o equilíbrio e o ritmo, ao combinar a ação de correr com a de saltar.

REVEZAMENTO

São as corridas entre equipes de quatro atletas que devem cumprir, cada um deles, uma quarta parte do percurso. Ao término de sua parte, o atleta deve passar um bastão ao companheiro que lhe sucede. Há dois tipos de revezamento: o de 4 x 100 m., e o de 4 x 400 m. O momento da passagem do bastão é indicado por marcas na pista. O êxito dependerá de dois fatores principais: precisão na saída e na passagem do bastão.

Arremesso

DARDO

Consiste numa haste metálica. Nas provas masculinas, seu peso total não pode exceder 800 g e o seu comprimento varia de 2,60 a 2,70 m. Seu diâmetro varia de 2,5 a 3 cm. Para as provas femininas, o peso total é 600 g, o comprimento varia de 2,20 a 2,30 m. e o diâmetro varia de 2 a 2,25 cm. O lançamento é feito de uma pista, onde o lançador corre cerca de quinze passadas.

DISCO

Os antigos Gregos descobriram este evento antes de qualquer outro. Eles usaram discos de pedra e depois de bronze com 2 e 6kg de peso e 21 e 34cm de diâmetro. Essa prova estreou nos Jogos Antigos em 708 AC. Em 1896, o disco foi incluído nos Jogos Olímpicos de Atenas. Os discos foram feitos em um suporte que media 60cm por 70cm. Na mesma época, os sueco lançavam os discos de um quadrado de 2,5m.

MARTELO

Este evento, nascido de antigas tradições, inicialmente teve como estilo a corrida livre, no qual havia um martelo pesado (um ferro junto com uma bola de ferro fundido). Em seguida, foi introduzido o peso com diâmetro de 7 pés (2,13 m). Em 1887, o peso do martelo foi fixado em 7,26 kg com um arame entre 1,175m à 1,215m de comprimento.
A origem do atletismo vem desde os antigos Jogos da Grécia e, segundo o que se tem documentado, surgiu justamente entre os gregos, e ganhou categorias com o tempo graças a touros e balas de canhão, entre outros.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista de campo (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
Na época, o Carl Lewis da época foi Coroebus, campeão dos Jogos em 776 antes de Cristo na prova dos 193 metros. Naquela época, as provas disputadas eram basicamente de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
A maratona, por exemplo, foi criada, segundo a lenda, em homenagem a um soldado chamado Pheidippides. Ele correu 40 quilômetros carregando notícias sobre a vitória de Atenas sobre a Pérsia na Batalha da Maratona e, ao chegar, acabou caindo e morrendo.
O atletismo teve seu grande momento até o fim do Jogos gregos, em 394 a.C.
O esporte, porém, acabou "morrendo" até o século 12, quando reapareceu na Inglaterra.
Ele acabou assumindo um pouco do que é hoje a partir do século 19. Em 1834, foram criados outras modalidades ainda mais quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a adotar o atletismo em seu currículo em 1864. Sete anos depois, acabou sendo criado o primeiro clube de atletismo em Suffolk.
Sendo assim, o esporte não teve maiores problemas para participar da Olimpíada de Atenas, em 1896. E a IAAF acabou sendo criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).
Em 1908, a maratona ganhou mais 2.195 quilômetros para que a corrida pudesse começar e terminar perto do castelo e da rainha Alexandra e seus suditos, a modalidade acabou tendo seu trajeto aumentado.
Já a prova de lançamento de peso tem uma curiosidade. No século 16, o rei Henrique 8º inovou nas provas de lançamentos de peso e martelo. Dois séculos depois, soldados ingleses organizaram uma prova de lançamento de bala de canhão, que acabou tendo seu peso fixado em 7,257 kg só em 1906, quando o lançamento com braço inclinado foi proibido passou a ser lançado junto ao pescoço. Esta modalidade entrou nos Jogos em 1948.
E no salto com vara, os gregos se utilizavam das mesmas para poderem passarem por cima de touros bravos, enquanto que os celtas as usavam para provas de extensão. A prova só ganhou sua versão vertical em 1775, na Alemanha, numa competição de ginástica.
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) até 1977, quando foi criada a CBAt.
Fonte: br.geocities.com

segunda parte


“Não existe talento no atletismo, existe pessoas que lapidadas podem se tornar um talento no atletismo”
Treinador do Sotomayor
O homem está sempre desafiando seus limites em competições que põem à prova sua força, resistência, velocidade, agilidade.
O atletismo é uma atividade física integrada por movimentos naturais, como a corrida, o salto e o lançamento, realizados pelo homem, de uma forma ou outra, desde a origem da espécie.
Hoje se sabe que, apesar de seus movimentos advirem de gestos naturais, o aperfeiçoamento da técnica no atletismo promoveu gestos naturais em movimentos técnicos específicos (provas de barreira, salto em altura, lançamentos) e movimentos naturais adaptados (corridas).
“É um esporte múltiplo compreendendo várias facetas, tanto por sua forma de execução como por suas características atléticas requeridas para a sua prática. Por sua tradição, universalidade e prestígio, bem como pela gama de atividades e funções que abrange, é um desporto básico por excelência”.
O atletismo é considerado o esporte-base dos jogos olímpicos e reúne inúmeras modalidades como corridas, saltos, arremesso e lançamentos.
Modernamente, o atletismo compreende um conjunto de 36 provas esportivas (entre elas estão as corridas, a marcha, os saltos e os lançamentos, e suas diversas variantes) - disputadas por homens ou mulheres, em pistas e campos apropriados, ao ar livre ou em recinto fechado, segundo regras bem definidas e universalmente aceitas.
Entre as provas do atletismo, o tempo e a distância são pontos de referência para classificar os atletas. Com isso, o objetivo passa a ser não apenas superar o adversário, mas sim superar o seu próprio limite.
Segundo Nascimento (1989:26), “o atletismo surgiu das atividades naturais do homem”. No princípio, utilizava suas qualidades físicas, para sobreviver, medir forças e competir.
Atletismo define-se por competições individuais (exceto os revezamentos), disputado também entre equipes. Apesar de apresentar movimentos naturais como o correr, saltar e lançar, os movimentos do atletismo de elite, ou seja, desenvolvidos pelos atletas de alta performance, apresentam movimentos naturais “técnico-modificados”. São movimentos modificados para aperfeiçoar a técnica em base principalmente da Biomecânica.
As atividades desenvolvidas no atletismo, podem ser realizadas tanto ao ar livre ou em lugares fechados (indor), por homens e mulheres.

O ATLETISMO CONSTA DE QUATRO CATEGORIAS BÁSICAS

a) Provas de pista: são corridas realizadas em uma pista e divididas em:
  • rasas
  • meia distância
  • provas de fundo
b) Corridas sobre barreiras e obstáculos: nestas provas os corredores saltam sobre barreiras (ou obstáculos):
DistânciaGêneroCategoria
100 metrosfemininoMenor, Juvenil, Sub-23, Adulto.
110 metrosmasculinoMenor, Juvenil, Sub-23, Adulto.
400 metrosmasculino e femininoMenor, Juvenil, Sub-23, Adulto.
3000 metrosmasculino e femininoJuvenil, Sub-23, Adulto.

C) REVEZAMENTO

Constitui em corridas disputadas por equipes de quatro atletas. Cada um deles corre ¼ do percurso e leva na mão um bastão que passa ao companheiro que corre a parte seguinte. Deve entregá-lo dentro de um limite determinado.
As provas são:
DistânciaGêneroCategoria
100 metrosmasculino e femininoMenor, Juvenil, Sub-23, Adulto.
400 metrosmasculino e femininoMenor, Juvenil, Sub-23, Adulto.
Medleymasculino e femininoMenor
d) Provas de campo: dividem em saltos, arremesso e lançamentos.
  • Salto em Distância
  • Salto em Altura
  • Salto Triplo
  • Salto com Vara
  • Arremesso do Peso
  • Lançamento do Disco
  • Lançamento do Dardo
  • Lançamento do Martelo
Observação: há também a prova de Lançamento da Pelota para meninos e meninas até a categoria pré-mirim (13 anos).
No atletismo há modalidades que combinam as quatro categorias como o Decatlo (no masculino), com dez provas e o Heptatlo (no feminino), com sete prova. Tanto no Decatlo quanto no Heptatlo, as provas são realizadas em dois dias.
Existem ainda as corridas de rua (várias distâncias, como a maratona), provas de cross country e a marcha atlética.
A maratona olímpica - que acabou convertendo-se numa das provas clássicas dos jogos olímpicos modernos - foi corrida num percurso de 42Km, aproximadamente a mesma distância cumprida por Fidípedes. Seu primeiro vencedor foi o grego Louís Spýros, modesto fabricante que vivia em Marusi.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), é a responsável pelo atletismo no Brasil. No total, a CBAt representa, além das 27 federações, mais de 500 clubes, 20 mil atletas, 900 árbitros e 700 técnicos federados.
O Troféu Brasil de Atletismo, o Campeonato Brasileiro de Clubes, criado em 1945, é a principal competição do calendário da CBAt.
No plano mundial, a direção é da International Amateur Athletic Federation (IAAF). Fundada em 1913, a Federação Internacional de Atletismo Amador, controla as provas internacionais de pista e campo, em todo o mundo, inclusive as do programa olímpico.
A questão do atletismo feminino, muito discutido no início de século, ficava entregue a cada federação nacional filiada a IAAF, já que não havia competições internacionais de caráter oficial. Em 1921, crio-se a Federation Sportive Féminine Internacionale (Federação Esportiva Feminina Internacional) em Paris, com o objetivo de promover, de quatro em quatro anos, entre dois jogos olímpicos, o seu próprio torneio de atletismo.
Em 1928, o Comitê Olímpico Internacional incluiu provas femininas no programa oficial cumprido em Amsterdam, mas a IAAF, continuou cuidando apenas do setor masculino.
A partir de 1936 todo o atletismo masculino e feminino, ficou aos cuidados da IAAF, deixando de existir a Federation Sportive Feminine Internacionale, já nos jogos olímpicos daquele ano.
A IAAF, é hoje o órgão supremo do atletismo mundial. A ela são filiadas todas as federações nacionais de países onde o esporte é praticado oficialmente. Compete-lhe, através de diversas comissões, a regulamentação de todas as provas, assim como a programação, organização e supervisão dos torneios internacionais. Além disso, é a IAAF o organismo autorizado a reconhecer, ou não, os recordes, de acordo com as circunstâncias em que forem obtidos, ao que se dá o nome de homologação.
Nenhuma alteração nas regras básicas de cada prova, no material utilizado pelos atletas, nas dimensões, forma e outros detalhes da pista ou do campo, podem ser feitos sem a sua aprovação técnica.
Em 1866, o Amateur Athletic Club fixou e divulgou a primeira definição de amador, para ser observada onde quer que o atletismo fosse praticado sob o seu controle:
É amador todo aquele que nunca tenha tomado parte numa competição pública; que não tenha competido com profissionais por determinado preço ou por dinheiro que provenha das inscrições ou de qualquer outro meio; que em nenhum momento de sua vida tenha sido professor ou instrutor de exercícios desse tipo como meio de subsistência, e que não seja operário, artesão ou jornaleiro.
Mas só a partir de 1880 o conceito de amadorismo se tornou menos rigoroso. O Amateur Athetic Club passou a reconhecer como amador simplesmente “aquele que não recebia salário para competir, que não ganhava prêmios em dinheiro, nem obtinha qualquer lucro material com o esporte”.
Atualmente, o conceito de amadorismo é ainda mais elástico. Em um século de transformações que se processam em todo o mundo, a partir daquela primeira definição fixada pelo Amateur Athletic Club, já não se pode diferenciar, com tanta precisão, o atleta amador do profissional. Embora a questão amadorismo-profissionalismo seja atribuição do Comitê Olímpico Internacional, a quem cabe definir exatamente as duas categorias, esse órgão limita-se a considerar amador todo aquele que "não vive apenas do esporte".
Esse conceito, também elástico, é interpretado de diferentes modos, conformo o país. Nos E.U.A, é reconhecido como amador o atleta universitário que compete por determinada escola, em troca de uma bolsa de estudos que às vezes, pode custar de 8 a 10 mil dólares.
No âmbito regional, o atletismo brasileiro é dirigido por federações que organizam os seus próprios campeonatos.
Esporte de pouca popularidade no país, o atletismo tem esbarrado em muitos obstáculos para que se possa ter, em curto prazo, uma equipe brasileira de relevo no plano internacional.
Alguns desses obstáculos são:
  • a falta de campos e pistas adequados, em especial no interior
  • o pouco preparo especializado de técnicos e treinadores
  • o regime imposto ao atleta, em geral amador sem condições de se dedicar em tempo integral aos exercícios
  • a falta de orientação nas escolas e universidades, onde nascem os grandes campeões de outros países
  • o reduzido apoio financeiro dos órgãos oficiais
  • a cobertura relativamente fria que a imprensa da às competições amadoristas, que se concentram quase só no futebol
  • a estrutura sócio-econômica do país, que impossibilita a formação de bons atletas
  • a falta de interesse do público pelo esporte.

PROVAS DE PISTA E DE CAMPO

As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.
Atualmente as provas oficiais são:
Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros.
Corridas de revezamento: 4x100 metros - 4x400 metros.
Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros sobre barreiras feminino - 110 metros sobre barreiras masculino - 400 metros sobre barreiras - 3.000 metros sobre obstáculos.
Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros.
Corridas de fundo: 5.000 metros - 10.000 metros.
Saltos: Salto em altura - Salto triplo - Salto em distância - Salto com vara.
Arremesso: Arremesso de Peso,
Lançamentos Lançamento do Disco - Lançamento do Martelo - Lançamento do Dardo.

PROVAS COMBINADAS

Heptatlo (para mulheres: 100m s/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros)
Decatlo (para homens: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo, 1.500 metros).

CORRIDAS DE RUA

Como o próprio nome já diz, essas provas são corridas disputadas em ruas ou rodovias. As corridas de rua têm uma rica tradição. Competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924.
As corridas de rua podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, mas sem dúvida a mais nobre das provas é a maratona.
Na maratona, os corredores percorrem uma distância de 42.195 metros.
As maratonas são populares em todo o mundo, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência. As maratonas de maior prestígio no mundo são: Boston (a mais tradicional sendo realizada desde 1897), Nova Iorque, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris.
No Japão os "Ekiden", um tipo de maratona de revezamento, são extremamente populares reunindo milhares de participantes. No Brasil as maratonas de revezamento também têm experimentado um crescente apelo popular.
Outras corridas que têm aumentado de popularidade são as ultramaratonas. A rigor qualquer corrida com distância maior do que a maratona é considerada uma ultra, englobando desde provas de 50 km até aquelas de vários dias. As ultra-maratonas são particularmente populares na África do Sul, onde a "Comrades" (89 km) e a "Two Oceans" (56 km) reúnem milhares de participantes.
De todas as corridas de rua, apenas a maratona é disputada nas Olimpíadas. Há ainda os mundiais de maratona, meia-maratona e maratona de revezamento.

CROSS-COUNTRY

As provas de cross-country são realizadas sobre terreno não pavimentado: grama ou terra. As competições de cross-country começaram oficialmente na Grã Bretanha em 1876 e se mantém popular neste país até hoje.
O Campeonato Mundial de Cross-country é realizado anualmente nas distâncias de 4 km e 12 km para os homens, e 4 km e 8 km para mulheres. Nos últimos anos os africanos têm dominado as provas de cross-country, sendo que o seu representante mais famoso é Paul Tergat que sagrou-se pentacampeão mundial de 1995 a 1999. As provas de cross-country fizeram parte dos Jogos Olímpicos de 1912 até 1924.
Há ainda as provas de montanha que tem maior aceitação na Europa.

MARCHA ATLÉTICA

As provas de marcha atlética são competições de longa distância, na qual os atletas têm que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhadas, que duravam de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800.
A marcha atlética entrou para os Jogos Olímpicos em 1908. Nas Olimpíadas seguintes, a marcha teve participação inconstante e as distâncias eram mudadas com freqüência. A partir de 1956, as Olimpíadas passaram a incorporar a marcha atlética nas distâncias que perduram até hoje de 20 km e 50 km.

PROVAS, CATEGORIAS E MEDIDAS NO ATLETISMO

Hoje os gestos que outrora foram naturais, ganham nas mais diversificadas provas do atletismo, formas adaptadas e sofisticadas, desenhadas e concebidas por análises biomecânicas apuradas, estudos sinestésicos, fisiológicos, entre outros. É um esporte simples e, ao mesmo tempo, complexo.
Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista de campo: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo (quadros 4, 5 e 6); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.

CATEGORIAS OFICIAIS DO ATLETISMO BRASILEIRO POR FAIXA ETÁRIA

As categorias e respectivas faixas etárias da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), são as abaixo relacionadas, atendendo às determinações previstas nestas Normas, nas Normas e Regras da IAAF e da CONSUDATLE (Confederação Sul-Americano de Atletismo):
CATEGORIASIDADES
Pré-Mirim11 e 12 anos, no ano da competição.
Mirim13 e 14 anos, no ano da competição.
Menores15, 16 e 17 anos, no ano da competição.
Juvenis16, 17, 18 e 19 anos, no ano da competição.
Sub-2316, 17, 18, 19, 20, 21 e 22 anos, no ano da competição.
Adultosa partir de 16 anos em diante (no ano da competição).
Atletas com 35 anos ou mais já são considerados Masters.
A divisão da Categoria Masters (idade a ser considerada no dia da competição) é considerada da seguinte forma:
IDADEMASCULINO - FAIXA ETÁRIAFEMININO - FAIXA ETÁRIA
35 a 39 anosM35F35
40 a 44 anosM40F40
45 a 49 anosM45F45
50 a 54 anosM50F50
55 a 59 anosM55F55
60 a 64 anosM60F60
65 a 69 anosM65F65
70 a 74 anosM70F70
75 a 79 anosM75F75
80 a 84 anosM80F80
85 a 89 anosM85F85
90 a 94 anosM90F90
95 a 99 anosM95F95
100 anos e acimaM100F100
As faixas etárias e categorias constantes deste artigo são de uso obrigatório por todas as entidades filiadas à CBAt em seus eventos e em todas as competições que vierem a ser reconhecidas ou homologadas pela CBAt.
Os atletas da categoria de Menores, quando participando de competições, tem as seguintes restrições de participação:
a) Em competições da categoria (Menores), em qualquer hipótese os atletas somente podem participar de duas (2) provas individuais e do revezamento. Caso as provas individuais sejam de pista, apenas uma poderá ser em distância superior a 200 metros.
b) Em competições da categoria de juvenis, os menores com 16 e 17 anos, tem a mesma restrição prevista na alínea "a)" acima.
c) Em competições da categoria Sub-23, os menores com 16 e 17 anos, tem a mesma restrição prevista na alínea "a)" e nãopodem participar das seguintes provas:
Masculino: Arremesso e Lançamentos e Decatlo.
Masculino e Feminino: 10.000m rasos, Maratona e Marcha Atlética.
d) Em competições da categoria de Adultos, os menores com 16 e 17 anos, tem a mesma restrição prevista na alínea "a)" acima e não podem participar das seguintes provas:
Masculino: Arremesso e Lançamentos e Decatlo.
Masculino e Feminino: 10.000m rasos, Maratona e Marcha Atlética.
e) Os atletas da categoria de juvenis com 18 e 19 anos podem participar de competições da categoria Sub-23 e de Adultos, com exceção das provas da Maratona e 50km Marcha Atlética. Para as provas da Maratona e 50km Marcha Atlética somente podem participar atletas com vinte (20) anos de idade ou mais, no ano da competição.
É expressamente proibida a realização de competições oficiais de Atletismo para atletas com 10 anos de idade ou menos; para esta faixa etária recomenda-se a realização de festivais de Atletismo, sem caráter competitivo e somente de participação.

PROVAS, CATEGORIAS E IDADES DO ATLETISMO MASCULINO

ProvasADULTO
Acima 20 anos
JUVENIL
Até 19 anos
MENORES
Até 17 anos
MIRIM
Até 15 anos
PRÉ- MIRIM
Até 13 anos
Corridas Rasas 
100m
200m
400m
800m
1.500m
5.000m
10.000m
100m
200m
400m
800m
1.500m
5.000m
10.000m
100m
200m
400m
800m
1.500m
3.000m
75m
250m
1.000m
60m
150m
600m
Corridas comBarreiras 
110m
400m
110m
400m
110m
400m
100m60m
Corrida comObstáculos3.000m3.000m2.000mNão háNão Há
Marcha Atlética 
20.000m
50.000m
10.000m10.000m5.000m3.000m
Revezamentos 
4x100m
4x400m
4x100m
4x400m
4x100m
Medley
(100-200-300-400)
4x75m
4x250m
4x60m
4x150m
Saltos 
Distância
Altura
Triplo
Vara
Distância
Altura
Triplo
Vara
Distância
Altura
Triplo
Vara
Distância
Altura
Distância
Altura
ArremessoLançamentos 
Peso (7,26 kg)
Disco (2,0 kg)
Dardo (800 g)
Martelo(7,26kg)
Peso (6 kg)
Disco (1,75 kg)
Dardo (800 g)
Martelo (6 kg)
Peso (5 kg)
Disco (1,5 kg)
Dardo (700 g)
Martelo (5 kg)
Peso (4 kg)
Disco (1 kg)
Dardo (600g)
Peso (4 kg)
Pelota (250g)
Combinada 
Decatlo
DecatloOctatloPentatloTetratlo
OBSERVAÇÃO
Há também a categoria Sub-23 (no masculino e feminino), que apresenta as mesmas provas que a categoria adulta. Esta categoria foi criada para servir como adaptação da categoria juvenil para a categoria adulta.



terceira  parte 



PROVAS, CATEGORIAS E IDADES DO ATLETISMO FEMININO

PROVASADULTO
Acima 20 anos
JUVENIL
Até 19 anos
MENORES
Até 17 anos
MIRIM
Até 15 anos
PRÉ- MIRIM
Até 13 anos
Corridas 
100m
200m
400m
800m
1.500m
5.000m
10.000m
100m
200m
400m
800m
1.500m
3.000m
5.000m
100m
200m
400m
800m
1.500m
3.000m
75m
250m
1.000m
60m
150m
600m
Corridas comBarreiras 
100m
400m
100m
400m
100m
400m
100m60m
Corrida comObstáculos3.000m3.000m2.000mNão háNão Há
Marcha Atlética 
20.000m
10.000m5.000m3.000m1.500m
Revezamentos4x100m
4x400m
4x100m
4x400m
4x100m
Medley
(100-200-300-400)
4x75m
4x250m
4x60m
4x150m
Saltos 
Distância
Altura
Triplo
Vara
Distância
Altura
Triplo
Vara
Distância
Altura
Triplo (9m)
Vara
Distância
Altura
Distância
Altura
ArremessoLançamentos 
Peso (4 kg)
Disco (1 kg)
Dardo (600g)
Martelo (4kg)
Peso (4 kg)
Disco (1 kg)
Dardo (600g)
Martelo (4kg)
Peso (4 kg)
Disco (1 kg)
Dardo (600g)
Martelo (4kg)
Peso (3 kg)
Disco (1 kg)
Dardo (600g)
Peso (3 kg)
Pelota (250g)
Combinada 
Heptatlo
HeptatloPentatloPentatloTetratlo

PROVAS COMBINADAS - ESPECIFICAÇÕES OFICIAIS

ORDEMDECATLOHEPTATLOOCTATLOPENTATLOTETRATLO
100m100m c/bar.100m80m c/bar60m c/bar
DistânciaAlturaDistânciaAlturaPeso
PesoPesoPesoPesoDistância
Altura200m400mDistância600m
400mDistância110m c/bar.800m-
110m c/bar.DardoAltura--
Disco800mDardo--
Vara-1.000m--
Dardo----
10ª1.500m----

AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORRIDAS COM BARREIRAS: MASCULINO

           
ProvasCategoriaAltura dasBarreirasDistância da Saída até a 1ª BarreiraDistância entre asBarreirasDistância da última barreira até a chegada
60mPré-Mirim0,762m10,00m8,00m10,00m
80mMirim0,84m12,00m8,00m12,00m
110mMenores0,914m13,72m9,14m14,02m
110mJuvenil0,995m13,72m9,14m14,02m
110mSub-231,067m13,72m9,14m14,02m
110mAdulto1,067m13,72m9,14m14,02m
      
400mMenores0,84m45,00m35,00m40,00m
400mJuvenil0,914m45,00m35,00m40,00m
400mSub-230,914m45,00m35,00m40,00m
400mAdulto0,914m45,00m35,00m40,00m

AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORRIDAS COM BARREIRAS: FEMININO

ProvasCategoriaAltura dasBarreirasDistância da Saída até a 1ª BarreiraDistância entre asBarreirasDistância da última barreira até a chegada
60mPré-Mirim0,762m10,00m8,00m10,00m
80mMirim0,762m12,00m8,00m12,00m
100mMenores0,762m13,00m8,50m10,50m
100mJuvenil0,84m13,00m8,50m10,50m
100mAdulto0,84m13,00m8,50m10,50m
      
400mMenores0,762m45,00m35,00m40,00m
400mJuvenil0,762m45,00m35,00m40,00m
400mAdulto0,762m45,00m35,00m40,00m

AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORRIDAS COM OBSTÁCULOS: MASCULINO

ProvasCategoriaAltura do obstáculo
2.000mMenores0,914m
3.000mJuvenil0,914m
3.000mSub-230,914m
3.000mAdulto0,914m

AS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA A REALIZAÇÃO DE CORRIDAS COM OBSTÁCULOS: MASCULINO

ProvasCategoriaAltura do obstáculo
2.000mMenores0,762m
3.000mJuvenil0,762m
3.000mSub-230,762m
3.000mAdulto0,762m
As características das provas que compõem o atletismo, em que padrões diferenciados de comportamento motor ou estruturas somáticas, possibilitam que diferentes padrões morfológicos tenham possibilidade de alcançar sucesso na sua prática, fazem desta modalidade uma das mais praticadas no Brasil e no mundo.
No atletismo, por haver provas com característica de resistência, de potência de membros inferiores e de potência de membros superiores, é possível que várias crianças com somatotipos diferenciados encontrem no atletismo o seu esporte.
LÚCIO ANDRÉ BRANDT
Fonte: www.pucrs.campus2.br
ATLETISMO
A história do atletismo pode ser dividida em três períodos:
o primeiro, de suas origens, nas civilizações primitivas, à extinção dos antigos jogos olímpicos, pelo imperador romano Teodósio, no ano de 393 d.C.; o segundo, da Idade Média, a época de atividade descontínua ou mesmo de decadência para as competições de pista e campo, ao século passado, quando educadores vitorianos introduziram os esportes nas escolas inglesas, definindo-os, codificando-os e mais tarde difundindo-os pela Europa; e o terceiro, do renascimento dos jogos olímpicos, em 1896, com o barão francês Pierre de Coubertin, ao atletismo dos dias atuais.
O mais antigo registro de competições de atletismo data de 776 a.C., mas é certo que os esportes organizados, incluindo provas de pista e campo foram praticados muitos séculos antes. Já nas primitivas civilizações, o homem cultivava o gosto de competir, medindo sua força e rapidez e habilidade. Os exercícios destinados a aprimorar ou a manter a saúde do corpo decorriam da própria luta pela sobrevivência; obrigado a enfrentar, de início, inúmeros obstáculos naturais e, mais tarde, o seu semelhante, o homem apurou seus instintos de correr, saltar e lançar.
Com as guerras criaram-se os exércitos. O uso de paus e pedras, como armas, deu lugar ao de lançar, dardos e espadas. Em 2500 a.C., os egípcios já se ocupavam de provas de luta livre e combates com paus. Dez séculos depois, os cretenses dedicavam-se à dança, ao pugilato e à corrida a pé, como forma de recreação. Vários achados arqueológicos confirmam que os antigos habitantes da China, Índia e Mesopotâmia também conheciam pela mesma época, as corridas e os lançamentos de peso.
O berço do esporte organizado situa-se, porém, na Grécia. Segundo Filóstrato, em 1225 a.C. foi disputado o primeiro pentatlo, série de cinco provas (corrida, salto em distância, luta e lançamento de disco e dardo), por um mesmo atleta. No canto XXIII da Ilíada, Homero narra os funerais de Pátroclo, junto aos muros de Tróia, e as provas atléticas que Aquiles fez celebrar em honra do morto. Entre essas provas, estavam a corrida ("... o filho de Oileu [i.é, Ájax] tomou a dianteira, sobre seus passos lançou-se o divino Ulisses..."), o lançamento de um bloco de ferro maciço e o lançamento do dardo. Para honrar os deuses ou homenagear os visitantes, os gregos costumavam organizar programas esportivos, perto de Olímpia, tradição que foi mantida pelo menos até a segunda metade do século X a.C.
Coube a Ífito, rei da Élida, por sugestão da Pítia, sacerdotisa que interpretava os oráculos de Delfos, reviver a tradição, em 884 a.C., certo de que, com isso, os deuses interviriam em seu favor e poriam fim à peste que assolava o Peloponeso. Mas os jogos olímpicos, recriados por Ífito, só começaram a ser contados de 776 a.C. em diante, quando os nomes dos campeões passaram a ser inscritos nos registros públicos. O primeiro foi Corebo (grego Kóroibos, latim Coroebus), da Élida, vencedor da única prova do programa; a corrida do estádio (grego stádion, latim stadium). O estádio tinha a forma de letra U, com 211 por 23m. A corrida, ou dromo (grego drómos, latim drõmos), era disputada num percurso de 192,27 m, distância que os gregos diziam equivaler a 600 pés de Hércules, herói mitológico cujas façanhas, segundo a lenda, estariam ligadas à própria origem dos jogos.
A corrida do estádio em 724 a.C., passou a ser disputada em duas voltas completas pela pista, denominando-se diaulo (grego díaulos, latim diaulos). Quatro anos depois, realizou-se a primeira carreira de fundo, ou dólico (grego dólikhos), que consistia em 12 voltas completas pela pista, ou pouco menos de 4.700m. O programa olímpico, depois disso, só foi alterado em 708 a.C., quando, além das corridas a pé e de carros, se efetuou o pentatlo com as mesmas cinco provas descritas por Filóstrato. Seu primeiro vencedor chamava-se Lâmpis (grego Lámpis, latim Lampis) e nascera na Lacônia. Graças aos registros públicos - e às narrativas homéricas, pós-homéricas e de outros poetas e prosadores, conhecem-se hoje alguns dos princípios que regiam as provas daquele tempo.
Nas corridas, os atletas dispunham-se à boca de um túnel, localizado a oeste do bosque sagrado, numa linha de saída denominada áfese (grego áphesis). Um toque de trompa ou trombeta, em forma de cone (grego sálpiks, latim sapinx), precisava o instante da partida, que também podia se anunciada pelo juiz, a viva voz. Nos saltos, era permitido ao atleta impulsionar o corpo, desde que seus pés não ultrapassem uma linha-limite riscada no solo. O vencedor era o que atingisse a maior distância, na soma de três saltos. O disco (grego dískos, latim discus), antes de pedra, passou a ser de bronze, ao tempo de Ífito. Era mais grosso ao centro, fino nos bordos, media de 20 a 36cm e pesava 5kg. O discóbolo (grego diskóbolos, latim discõbulus) situava-se num trampolim ou barreira de terra batida, e ali reproduzia o gesto imortalizado por Mílon ou Milão de Crotona, atleta cujo lançamento de disco é, até hoje, um dos símbolos dos jogos olímpicos.
O dardo (grego ksystón), aproximadamente com 1,80m de comprimento, tinha uma extremidade de ferro pontiaguda que possibilitava ao atleta, com o lançamento, fincá-lo no solo. Sua propulsão fazia-se com o auxílio de uma correia de 40cm, enrolada um pouco atrás do centro de gravidade do dardo. Essa correia, acionada com força no momento do arremesso, impunha um movimento rotativo ao dardo, levando-o a grandes distâncias. O programa dos jogos olímpicos manteve-se praticamente o mesmo por toda a Antigüidade. No século VII a.C., em Esparta, houve modificações, para que as mulheres também pudessem competir.
Coube a Licurgo a decisão de que "...as mulheres, como os homens, devem medir entre si a força e rapidez, pois a missão das mulheres livres é engendrar filhos vigorosos".
Nos jogos realizados em Delos, elas participavam de corridas a pé, por categorias segundo a idade, cumprindo um percurso equivalente a 160m. Os romanos, assimilarem a cultura grega, já no século I d.C., prosseguiram com a tradição dos jogos olímpicos, embora com espírito mais recreativo do que competitivo, até que, em 393, o imperador Teodósio - responsável pela matança de dez mil gregos em Tessalonica - se converteu ao cristianismo, após curar-se de grave enfermidade: para ganhar o perdão de Ambrósio, bispo de Milão, concordou em suprimir todas as festividades pagãs, inclusive os jogos olímpicos.

DA IDADE MÉDIA AOS VITORIANOS

O atletismo dos romanos já apresentou uma fase de decadência em relação as dos gregos, não só por menos competitivo e sem fim educativo, mas também porque o atleta, em geral escravo ou prisioneiro de guerra, estava muito longe de gozar do prestígio social dos antigos competidores gregos. Como o gladiador, ele era treinado para divertir, no circo ou no anfiteatro. Os jovens romanos de boa posição preferiam as carreiras de bigas e quadrigas, ou mesmo os banhos nas termas, às corridas, saltos e lançamentos que os gregos quase cultuavam. Os séculos que separam Teodósio do ano de 1154 - quando se vai encontrar o primeiro registro de provas de atletismo na Idade Média - foram total abandono das competições de pista e campo. A não ser pelos jogos de alguns povos da América pré-colombiana e uma ou outra atividade isolada em poucos países do Oriente, quase sempre ligada às corridas a pé, não houve atletismo organizado nesse período e mesmo depois. As provas que realizam em Londres e outras cidades inglesas, em 1154, não passaram de um recomeço discreto. Eram corridas e saltos em distância e altura, lançamentos de peso e outros jogos de campo, praticados sem regras fixas.
A Europa medieval, então, interessava-se mais pela cavalaria, pelos exercícios militares que aperfeiçoavam o manejo de espadas, lanças, arco e flecha, mais úteis numa época de guerras quase permanentes. Alguns reis, como Eduardo III, chegaram a proibir a prática de qualquer esporte que não tivesse associado ao treinamento dos soldados, incuindo o atletismo. Embora outros soberanos se tenham mostrados mais tolerantes, como Henrique VIII, que participou de vários torneios de lançamento do martelo, o atletismo não era considerado esporte nobre. Essa condição (à qual se adiciona o ascetismo cristão da Idade Média, segundo o qual os cuidados com o corpo deveriam dar lugar à purificação da alma) explica seu esquecimento até o século XIX. Coube exatamente aos ingleses reviver, de forma definitiva, as competições clássicas de pista e campo. Os povos das ilhas Britânicas sempre apreciaram os esportes. Mesmo durante a proibição reais, eles os esportes reais, eles os praticavam, ou clandestinamente ou pelos favores de autoridades benevolentes.
O gosto pela recreação ao ar livre levou-os a criar ou a adaptar uma variedade de jogos, muitos dos quais têm popularidade em todo o mundo, nos dias de hoje. No início do século passado, com reforma que os educadores vitorianos introduziram nas escolas públicas, foram aproveitados os princípios defendidos por Thomas Arnold, na Rugby School. Thomas Arnold, educador inglês nasceu em East Cowes, ilha de Wight, a 13 de junho de 1975, e morreu em Rugby a 12 de junho de 1842. Educado em Winchester e Oxford, apresentou-se como candidato a chefe da escola de Rugby em 1827, a disposto a transformar o sistema educacional público não apenas naquela instituição, mas em toda a Grã-Bretanha. Lembrado principalmente por seus sermões na capela escolar, Arnold teve o mérito de conseguir mais do que até então o sistema de prefeitos nas escolas públicas produzida. Após sua morte, a maioria das escolas secundárias inglesas tomaram a Rugby como modelo.
Admirador da civilização grega, Arnold reviveu o princípio de uma união fértil entre o esforço físico e o mental. De acordo com Arnold, o esporte sistematizado era de grande importância na educação do jovem, disciplinando-o aprimorando-lhe as qualidades morais, e sobretudo, levando a descarregar nos campos de jogo um potencial de energia que, de outra forma poderia ser utilizado em práticas condenáveis. Entre essas práticas, os educadores ingleses incluíram idéias reformistas dos jovens da classe média, em oposição ao tradicionalismo vitoriano. Em 1825, corridas a pé eram disputadas regularmente em Uxbridge. Em 1838 os alunos de Eton praticavam as primeiras provas com barreiras, numa distância de 110 jardas. Seis anos depois , a primeira corrida de fundo, também com barreiras, chamada steeplechase (do inglês literalmente "busca ou caça da torre", meta que devia ser atingida vencendo quaisquer obstáculos; o vocábulo documenta-se em inglês já em 1805), ampliava o programa de provas atléticas. Na metade do século, com a adesão de escolas como Winchester, Charterhouse, Shrewsbury, Westminster e Harrow, o atletismo estava oficializado na Inglaterra, de onde passou para a Escócia; Irlanda e país de Gales, chegando finalmente a outros pontos da Europa.
Os alemães e os escandinavos, que já se dedicavam à ginástica e outras formas de educação física, foram os primeiros a adotar o atletismo inglês. As provas regulamentadas pelos educadores vitorianos - e que serviram de ponto de partida para o moderno programa de competições atléticas - compreendiam as quatro modalidades clássicas dos gregos (corrida, salto em distância, lançamentos de dardo e disco) e muitas variantes por eles criadas ou adaptadas. As corridas eram disputadas em várias distâncias, a menor de 110 jardas; a maior de 3 a 4 milhas. Além de salto em distância, havia o de altura, o triplo (que se inspirava nos três saltos isolados dos gragos) e o com vara, cuja origem se situa nos antigos métodos ingleses de pular sobre valas, riachos e canais, com o auxílio de varas. Aos lançamentos de dardo e disco, acrescentaram-se os de peso e martelo, este de origem celta e muito popular, havia séculos na Escócia e na Irlanda. Havia ainda, uma forma rudimentar de revezamento (corridas entre equipes, com passagem de bastão de um corredor para outro) e provas combinadas nos moldes de pentatlo.

DE COUBERTIN ATÉ HOJE...

Em 1892, numa sessão solene realizada na Sorbonne, em Paris, Pierre de Fredi, barão de Coubertin, apresentou um projeto para que fossem recriados os jogos olímpicos extintos por Teodósio. Seu objetivo era um movimento internacional, o olimpismo, que visava a promover o estreitamento de ralações entre os povos através do esporte. A proposição tinha também, fins pedagógicos: "... Formar o caráter dos jovens pela prática esportiva, despertando-lhes o senso de disciplina, o domínio de si mesmo, o espírito de equipe e a disposição de competir". Mas a idéia só se concretizou em 1894, a partir de um congresso realizado também na Sorbonne, dessa vez com a participação de representantes de 14 países. Foi criado o Comitê Olímpico Internacional, com sede em Lausanne, Suíça, e estabeleceram-se as normas para a realização dos primeiros jogos em 1896, na Grécia.
O primeiro programa olímpico de atletismo compreendia corridas de 100, 400, 800 e 1.500m, e mais a de 110m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, lançamentos de peso e disco. Uma prova especial a maratona, foi organizada para os corredores de fundo, por sugestões do lingüista e helenista francês Michel Bréal. Pretendia-se com ela, recordar a façanha de Fidípdes (gr. Pheidippídes), soldado ateniense que correu da cidade de Maratona, perto de Ática, até Atenas, para anunciar aos gregos a vitória de Milcíades sobre os persas em 490 a.C. A maratona olímpica - que acabou convertendo-se numa das provas clássicas dos jogos olímpicos modernos - foi corrida num percurso de 42Km, aproximadamente a mesma distância cumprida por Fidípedes. Seu primeiro vencedor foi o grego Louís Spýros, modesto fabricante que vivia em Marusi.
O programa original do atletismo olímpico, aberto apenas a competidores do sexo masculino, foi sendo sucessivamente modificado. Em 1900, introduziram-se as provas de 400m com barreiras, de 2.500m de steeplechase e de lançamento do martelo. Das modalidades clássicas, as últimas a figurarem nos modernos jogos olímpicos foram o lançamento do dardo, só disputado oficialmente em 1908, e pentatlo, em 1912. Neste ano realizaram-se também, o primeiro decatlo (dez provas por um mesmo atleta) e os revezamentos de 4x100 e 4x400 metros. As mulheres só começaram a participar regularmente dos jogos olímpicos em 1928, cumprindo um programa de 100, 800 e 4x100 metros, o salto em altura e o lançamento do disco. Até 1948, outros acréscimos e supressões foram feitos tanto no programa masculino como no feminino.
De 1948, quando o número de provas para mulheres aumentou consideravelmente, a 1956, ano em que disputou a primeira marcha de 20km (a de 50km já fora introduzida em 1932) o programa oficial sofreu suas últimas alterações. Os jogos olímpicos ajudaram a popularizar o atletismo, universalizando-o cada vez mais. No século passado, já existiam alguns órgãos dedicados à regulamentação e promoção de torneios atléticos, entre os quais o London Athletic Club e o Amateur Athletic Club, ambos na Inglaterra, a Association of Amateur Athletes of América e o New York Athletic Club, estes nos E.U.A., além de clubes, associações e escolas de educação física na Alemanha, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Noruega e França. O intercâmbio entre esses países fez-se gradativamente. Os ingleses sistematizaram o atletismo e difundiram-no pela Europa e E.U.A. Os mesmos ingleses, os alemães e os norte americanos introduziram-no em toda a América Latina. Mas foram os jogos olímpicos no século XX, que transformaram as provas de pista e campo num esporte universal, base de todos os outros.
Fonte: www.scrib.com

quarta parte


Atletismo
A origem do atletismo vem desde os antigos Jogos da Grécia e, segundo o que se tem documentado, surgiu justamente entre os gregos, e ganhou categorias com o tempo graças a touros e balas de canhão, entre outros.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista de campo (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
Na época, o Carl Lewis da época foi Coroebus, campeão dos Jogos em 776 antes de Cristo na prova dos 193 metros. Naquela época, as provas disputadas eram basicamente de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.
A maratona, por exemplo, foi criada, segundo a lenda, em homenagem a um soldado chamado Pheidippides. Ele correu 40 quilômetros carregando notícias sobre a vitória de Atenas sobre a Pérsia na Batalha da Maratona e, ao chegar, acabou caindo e morrendo.
O atletismo teve seu grande momento até o fim do Jogos gregos, em 394 a.C.
O esporte, porém, acabou "morrendo" até o século 12, quando reapareceu na Inglaterra.
Ele acabou assumindo um pouco do que é hoje a partir do século 19. Em 1834, foram criados outras modalidades ainda mais quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a adotar o atletismo em seu currículo em 1864. Sete anos depois, acabou sendo criado o primeiro clube de atletismo em Suffolk.
Sendo assim, o esporte não teve maiores problemas para participar da Olimpíada de Atenas, em 1896. E a IAAF acabou sendo criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).
Em 1908, a maratona ganhou mais 2.195 quilômetros para que a corrida pudesse começar e terminar perto do castelo e da rainha Alexandra e seus suditos, a modalidade acabou tendo seu trajeto aumentado.
Já a prova de lançamento de peso tem uma curiosidade. No século 16, o rei Henrique 8º inovou nas provas de lançamentos de peso e martelo. Dois séculos depois, soldados ingleses organizaram uma prova de lançamento de bala de canhão, que acabou tendo seu peso fixado em 7,257 kg só em 1906, quando o lançamento com braço inclinado foi proibido passou a ser lançado junto ao pescoço. Esta modalidade entrou nos Jogos em 1948.
E no salto com vara, os gregos se utilizavam das mesmas para poderem passarem por cima de touros bravos, enquanto que os celtas as usavam para provas de extensão. A prova só ganhou sua versão vertical em 1775, na Alemanha, numa competição de ginástica.
No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) até 1977, quando foi criada a CBAt.
Atletismo

REVEZAMENTOS

Corridas disputadas por equipes de quatro atletas. Cada um cumpre o equivalente a 1/4 do percurso e tem de passar um bastão ao companheiro que o sucede, dentro do limite determinado, a cada 100m ou 400m.

PROVAS DE CAMPO

São de saltos e lançamentos. Os saltos são em distância, triplo, em altura e com vara. No salto em distância, vale o melhor de três saltos sobre uma tábua maciça de 1,22m de comprimento por 20 cm de largura. A aterrissagem é em uma caixa de areia. No salto triplo, o atleta corre e, no primeiro salto, cai sobre o mesmo pé do impulso; no segundo, sobre o outro pé, e, no terceiro, com os dois pés na caixa de areia. No salto em altura, o atleta transpõe uma barra horizontal sustentada por duas verticais. Antes de cada uma das três tentativas, o juiz anuncia a marca em que a barra ou sarrafo será colocada. Ela pode ser esbarrada mas não derrubada.
O salto com vara consiste em ultrapassar o sarrafo com auxílio da vara, cujas dimensões ficam a critério do atleta. O material usado é a fibra de vidro, por sua resistência e flexibilidade. O atleta corre pela pista, segurando a vara com as duas mãos, finca-a no solo e projeta-se por sobre o obstáculo, sem poder derrubá-lo. Os saltos com vara são provas masculinas.
Os lançamentos são de quatro tipos: peso, disco, dardo e martelo (este só para homens). Consistem em lançar estes instrumentos à maior distância possível.

MODALIDADES COMBINADAS

O decatlo (para homens) e o heptatlo (para mulheres) são, respectivamente, dez e sete provas individuais, realizadas em dois dias. Os tempos e distâncias obtidos determinam a classificação final. No decatlo, disputa-se 100m, salto em distância, em altura, lançamento de peso, 400m, 110m com barreiras, lançamento de disco e de dardo, salto com vara e 1.500m. O heptatlo engloba 100m com barreiras, lançamento de peso e de dardo, salto em altura, em distância, 200m rasos e 800m.
Atletismo
Entre as provas de alta velocidade, a mais importante é a corrida de 100 metros rasos, em que os vencedores são conhecidos como o homem e a mulher mais rápidos do mundo. As outras provas velozes são os 200 e 400 metros rasos para homens e mulheres. Os metros são "rasos" porque não há obstáculos na pista: é só sair correndo!
O recorde mundial da prova masculina é do americano Maurice Greene. Em 16 de junho de 99, ele percorreu os 100 metros em 9,79 segundos. Entre as mulheres, a mais rápida nos 100 metros é Florence Griffith-Joyner, dos Estados Unidos, que terminou a corrida em 10,49 segundos em 1988.

VOCÊ JÁ MARCOU EM QUANTO TEMPO FAZ A MESMA COISA?

Além das provas de alta velocidade, o esporte tem as corridas com obstáculos. Para homens, há corridas de 110, 400 e 3.000 metros. As provas femininas são de 100 e 400 metros. Essas competições são muito difíceis, porque além de ter que correr muito, o atleta deve prestar muita atenção para não tropeçar nas barreiras e se machucar.
A pista fica cheia durante as corridas de revezamento 4 por 100 metros e 4 por 400 metros. Cada um dos quatro representantes da equipe deve percorrer a mesma distância rapidinho. Eles treinam juntos e o revezamento acontece quando os atletas da mesma equipe passam um bastão de um para o outro.
As corridas longas demoram mais, mas exigem resistência dos atletas. Em Sydney, pessoas de todo o mundo disputaram as provas de 800, 1.500, 5.000 e 10.000 metros.
As maratonas são as provas mais cansativas: as distâncias vão de 10 quilômetros para mulheres e 20 a 50 quilômetros para homens.
O atletismo pode ser praticado em vários terrenos, pesquisamos na internet e achamos alguns destes lugares.

PISTA DE ATLETISMO

Os espaços destinados a competições de "pista e campo" devem ter uma pista para as corridas, cuja distância oficial é de 400 metros, e um espaço para as provas de campo (saltos e lançamentos). A CBAt recomenda a construção de pistas com piso sintético e com oito raias na pista de corridas, para serem atendidos os requisitos oficiais para competições.

PROVAS DE PISTA E CAMPO

As provas de pista e campo são disputadas em pista de atletismo e reúnem: corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos. Já as provas de campo englobam saltos, arremesso e lançamentos. Há ainda as provas combinadas, como o Decatlo e Heptatlo.
Atualmente as provas oficiais são:
Corridas de velocidade: 100 metros - 200 metros - 400 metros
Corridas de revezamento: 4x100 metros - 4x400 metros.
Corridas com barreiras ou obstáculos: 100 metros c/barreiras feminino - 110 metros com barreiras c/barreiras masculino - 400 metros c/barreiras - 3.000 m. c/obstáculos
Corridas de meio-fundo: 800 metros - 1.500 metros
Corridas de fundo: 5.000 metros - 10.000 metros

SALTOS

Saltos: Salto em altura - salto triplo - salto em distância - salto com vara

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS

Arremessos e lançamentos: arremesso de peso, arremesso de disco - arremesso do martelo - lançamento de dardo

PROVAS COMBINADAS

Provas combinadas: Heptatlo (para mulheres: 100m c/barreiras, salto em altura, 200 metros, santo em distância, lançamento de dardo e 800 metros) Decatlo (para homens: 100 metros, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400 metros, 110 m c/barreiras, arremesso de disco, salto com vara, arremesso de dardo, 1.500 metros).
As provas de pista e campo de atletismo sempre fizeram parte dos jogos olímpicos e são considerados o ponto nobre da Olimpíada

CORRIDAS DE RUA

As corridas de rua também são bem conhecidas assim como a São Silvestre, em São Paulo.
Como o próprio nome já diz, essas provas são corridas disputadas em ruas ou rodovias. As corridas de rua têm uma rica tradição. Competições de corridas de rua já eram populares na Inglaterra no século 18. Aqui no Brasil a prova mais tradicional é a São Silvestre que é disputada nas ruas de São Paulo desde 1924.
As corridas de rua podem ser disputadas nas mais variadas distâncias, mas sem dúvida a mais nobre das provas é a maratona, na qual os corredores percorrem 42.195 metros. As maratonas são populares em todo o mundo, sendo que as mais importantes chegam a reunir mais de 30 mil participantes e tem a sua lotação esgotada com antecedência. As maratonas de maior prestígio no mundo são: Boston (a mais tradicional sendo realizada desde 1897), Nova Iorque, Chicago, Londres, Honolulu, Roterdã e Paris.
No Japão os "Ekiden", um tipo de maratona de revezamento, são extremamente populares reunindo milhares de participantes. No Brasil as maratonas de revezamento também têm experimentado um crescente apelo popular.
Outras corridas que têm aumentado de popularidade são as ultramaratonas. A rigor qualquer corrida com distância maior do que a maratona é considerada uma ultra, englobando desde provas de 50 km até aquelas de vários dias. As ultra-maratonas são particularmente populares na África do Sul, onde a "Comrades" (89 km) e a "Two Oceans" (56 km) reúnem milhares de participantes.
De todas as corridas de rua, apenas a maratona é disputada nas Olimpíadas. Há ainda os mundiais de maratona, meia-maratona e maratona de revezamento.

MARCHA ATLÉTICA

A marcha atlética não é tão conhecida assim no Brasil mas também é um esporte legal de ser praticado, além de ser muito engraçado.
As provas de marcha atlética são competições de longa distância na qual os atletas têm que estar todo o tempo com pelo menos um pé no chão. O esporte surgiu inspirado nos desafios de caminhadas, que duravam de 24 horas a 6 dias, realizados na Inglaterra entre 1775 e 1800.
A marcha atlética entrou para os Jogos Olímpicos em 1908 nas distâncias de 3.500 metros e 10 milhas. Nas Olimpíadas seguintes, a marcha teve participação inconstante e as distâncias eram mudadas com freqüência. A partir de 1956, as Olimpíadas passaram a incorporar a marcha atlética nas distâncias que perduram até hoje de 20 km e 50 km.
Fonte: www.sinodal.com.br
ATLETISMO
O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.
Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.
A direção do atletismo no Brasil está a cargo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). A primeira participação do Atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris (França), em 1924.
O primeiro resultado importante aconteceu em Los Angeles (EUA), nos Jogos de 1932, com o 6º lugar de Lúcio de Castro no Salto com Vara.
Fonte: www.terra.com.br


quinta parte


A PISTA

Pode ter o fundo permeável ou impermeável, indiferentemente. São permeáveis, isto é, absorvem a água, as pistas de terra, saibro ou gramado. São impermeáveis as construídas à base de substâncias químicas, como o Tartan, o Rekortan, o Rubkor e o Bitumvelox. Em geral, as pistas impermeáveis permitem melhor desempenho atlético. Porém, exigem um treinamento específico, já que a batida do pé sobre o piso é mais dura. A pista está dividida em raias, cuja largura varia entre 1,22 m e 1,27 m, delimitadas por faixas brancas de 5 cm. A linha de chegada é perpendicular à margem interna da pista. Para as provas masculinas de 110 m com barreiras, os obstáculos têm 106 cm de altura; para os 400 m (também prova masculina), têm 91,4 cm. Para as provas femininas de 100 m, têm 84 cm. Geralmente, os obstáculos são feitos de metal e a travessa superior é feita de madeira. Na corrida de 3000 m com barreiras, o obstáculo deve ser saltado 28 vezes e é constituído de uma barra que fica entre 91,1 cm e 91,7 cm do solo; sua largura mínima é de 3,96 m. O fosso cheio de água, localizado logo em seguida ao obstáculo, tem boca quadrada, com 3,66 m de lado, e 70 cm de profundidade na parte mais próxima à barreira, alcançando gradualmente o nível do terreno à medida em que se afasta da mesma.
Atletismo
clique para ampliar
Atualmente, as melhores pistas do Brasil se localizam em universidades e em centros esportivos mantidos por órgãos públicos, o que acaba limitando o número de praticantes. São poucos os clubes sociais que oferecem condições para a prática dos esportes do atletismo. Apesar deste quadro negativo, há, no mercado nacional, empresas as quais oferecem várias opções de sistemas de construção de pistas. Dessa forma, o administrador pode escolher a versão que melhor se adeqüe as suas necessidades e condições financeiras. É essencial destacar que os especialistas em construções esportivas estão desenvolvendo novas tecnologias para que o atleta interaja com a superfície e possa tirar o máximo de proveito do material utilizado, o que possibilita resultados melhores e quebras de recordes.

DO CARVÃO AOS MATERIAIS SINTÉTICOS

A atual tecnologia beneficia o uso de materiais sintéticos, especialmente desenvolvidos para a prática dos esportes. Tal fato é de grande importância, se forem consideradas as condições nas quais estas mesmas pistas eram construídas há algumas décadas. As raias olímpicas, por exemplo, há 50 anos, eram feitas com carvão, o que conferia um aspecto escuro, além de exigir enorme esforço dos atletas.
Outra alternativa que também continua sendo divulgada e usada por atletas amadores e profissionais é a pista de saibro. Apesar de sua construção ter um custo mais baixo que os outros sistemas, o saibro exige manutenção constante e trabalhosa, e pode-se dizer que chega a ser artesanal.
A década de 60 marcou a chegada do “Tartan”, um tipo de piso que ficou conhecido por este nome mas que, na realidade, trata-se de uma marca registrada pela 3M, a qual já saiu do mercado. No Brasil, o “Tartan” não passou de uma alternativa cara e pouco divulgada.
Na mesma época, apareceram as pistas feitas com material em resina poliuretânica com mistura de grânulos de borracha EPDM, que continua em franco crescimento.
Havia, ainda, pistas com placas de borracha fabricadas com pó de carcaça de pneus. Seu principal problema, por ser um material reciclado, era a influência direta na qualidade, não tendo estabilidade dimensional e descolando-se com freqüência da base de concreto.
Apesar do mercado mundial estar em constante crescimento, nas décadas de 70 e 80, o Brasil ficou à margem e não evoluiu por diversas razões, principalmente financeiras. Nesse contexto, as condições oferecidas aos atletas brasileiros eram precárias, obrigando-os a sair do país.
Os anos 90 marcaram uma nova fase para o atletismo nacional, especialmente na segunda metade da década. As empresas presentes no mercado brasileiro passaram a oferecer alternativas mais viáveis para a construção de pistas, com materiais e tecnologias desenvolvidos aqui. Os clubes locais tiveram acesso à raias olímpicas com um bom nível de qualidade, através da tecnologia dos compostos de resina de poliuretano e partículas de borracha, os quais poderiam ser moldados in loco ou oferecidos em mantas de borracha.
O país teve acesso, inclusive, ao mais moderno sistema, usado em várias Olimpíadas, que se trata das mantas de borracha natural contínuas e vulcanizadas, da marca italiana Mondo.

A ESCOLHA DO PISO

Há duas opções indicadas para a construção de uma pista de atletismo: sistema em poliuretano ou em mantas de borracha natural. Ambas estão disponíveis no país. Isso possibilita que atletas brasileiros tenham contato com pistas de qualidade internacional.
No caso das pistas com sistema em poliuretano, são três as opções existentes. A diferença está na espessura da manta de grânulos, com influência direta na qualidade.
A primeira opção é composta por uma base formada pela manta de grânulos de carcaça de pneu com jateamento de borracha de EPDM. Dessa maneira, o piso torna-se duro. Devido à espessura da borracha EPDM ser fina, desgasta-se rapidamente, o que prejudica o desempenho do atleta. Apesar de ser o sistema mais barato, requer manutenções freqüentes e, na maioria das vezes, dispendiosas. É indicado para pistas de clubes para a prática de cooper e para o treinamento e competições locais de amadores, sem a intenção de formação e desempenho de atletas profissionais.
Se a intenção é ter uma pista com melhor qualidade, deve-se considerar o sistema em poliuretano com a mesma base do primeiro modelo. Porém, a base recebe uma camada de resina poliuretânica mesclada ao EPDM. O método de construção cria uma proteção sobre a base. Assim, aumenta-se a sua espessura e o piso torna-se mais resistente. É ideal para o uso na formação e treinamento de atletas amadores e profissionais. Seu custo é intermediário.
O terceiro sistema é todo feito com resina de poliuretano em camadas. Na base, os grânulos de borracha EPDM são misturados com a resina. Trata-se de um produto nobre, ideal para pistas e circuitos de alta categoria, indicado para o trabalho com profissionais. Apesar de também sofrer desgaste com a ação do tempo, este sistema é utilizado com freqüência em competições internacionais. Seu custo é válido pela alta qualidade do produto.
Já os pisos em borracha natural em manta pré-fabricada foram desenvolvidos especialmente para a quebra de recordes de várias modalidades, devido ao seu desempenho superficial mais homogêneo. O sistema é formado por duas camadas de borracha vulcanizadas, o que caracteriza o produto como um piso de alta durabilidade. Fabricado pela empresa italiana Mondo, divide-se em duas linhas: os pisos rápidos para a quebra de recordes e os pisos para treinamentos, condicionamentos e competições mundiais. A aplicação é feita em base asfáltica drenante e está disponível em várias espessuras. O fornecimento é feito em bobinas.
O Mondo é um piso texturizado, fácil de limpar e de manter. Devido ao sistema de vulcanização da borracha, este tipo de piso apresenta uma boa durabilidade. Quando houver necessidade de repará-lo, isto poderá ser feito sem maiores dificuldades por um profissional especializado, indicado pela empresa representante da Mondo no Brasil.
“A melhor pista, na minha opinião, é a construída com material sintético. Mesmo assim, é preciso ter atenção especial para a densidade da pista, que influencia diretamente nos resultados. Para o treinamento, o ideal é contar com pistas menos densas. Para as competições, é preciso realizá-las em pistas mais densas”. (Frase de Ricardo D’Angelo, um dos seis treinadores do Funilense, tradicional clube de atletismo de Cordeirópolis, interior do estado de São Paulo, que conquistou, consecutivamente, os últimos oito títulos brasileiros.)
Fonte: www.arq.ufsc.br
ATLETISMO
Atletismo
clique para ampliar
É um conjunto de atividades esportivas que incluem corrida, saltos e arremessos. São em sua grande maioria realizadas em estádios onde é providenciado, caso necessário, o material para a realização da prova. Apesar da origem do atletismo ser incerta, as competições mais importantes da olimpíada na Grécia eram as corridas.

NA CORRIDA ENCONTRAMOS

Corrida de pista
Essa modalidade possui várias competições, com demarcações específicas para cada prova na pista. A que ocorre fora da pista é a maratona.
As Corridas com obstáculos são disputadas dentro do estádio.
Revezamento
É disputada por grupos de quatro atletas cada. Cada um deve correr a sua parte, e passar o bastão, após terminar a sua parte na corrida para o próximo da equipe.
Saltos
Salto em distância e salto em altura.
Arremessos e Lançamentos
Aqui encontramos arremesso de peso, lançamento de dardo, de marte e de disco.
Decatlo
Disputada entre os homens. Prova que envolve dez modalidades do atletismo. São elas: corrida de 100 metros, salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1.500 metros. A maior pontuação geral define o vencedor.
Heptatlo
Disputada somente por mulheres com sete modalidades do atletismo. Vence quem alcançar a maior pontuação geral. São elas: 100 metros com barreira, lançamento de peso , lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.
A primeira participação do Brasil disputando o atletismo em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris, na França, em 1924.
Fonte: www.educacaoadventista.org.br

sexta parte


CORRIDA DE PISTA

As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilômetros).
Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Após ter sido assinalada uma falsa partida, qualquer atleta que dê uma nova falsa partida será desclassificado.
Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saiem para a corrida em uma posição mais natural, em pé (sem poder colocar as mãos no chão).

A PISTA

A pista de corrida normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 22 centímetros que os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa.
Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, mas não chega a ter 500 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores. As barreiras têm cerca de 1 metro, nas competições para homens, e cerca de 80 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial.
As corridas com barreiras normalmente têm 10 obstáculos. Embora a maratona seja disputada nas ruas de uma cidade ou em um local externo, o seu trajeto é estabelecido de modo que a chegada se dê num estádio ou pista de atletismo.

VENTO

Em provas de corridas curtas (e saltos em distância), os recordes só são válidos se o vento que estiver a favor não ultrapassar a marca de 2 m/s. Nas corridas longas, o vento não influi decisivamente, pois o atleta pega também lufadas de frente quando faz uma curva e muda de direção.
Fonte: www.fatdf.org.br
ATLETISMO

HISTÓRIA DO ATLETISMO

Atletismo é a designação comum às atividades desportivas em geral, de carácter competitivo e recreativo, realizadas individualmente ou entre equipes (Corridas: pista, cross-country e rua, marcha atlética, lançamentos e saltos).

ATLETISMO NA PRE-HISTÓRIA

História do Atletismo
O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.

ATLETISMO NA ERA ANTIGA

História do Atletismo
O atletismo tem sido o evento chave dos Jogos Olímpicos desde a era antiga.
A história diz que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. Próximo a este local foi construído um palco esportivo para sediar os Jogos Olímpicos. Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega.
As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas. Mas, em contrapartida, a cada quatro anos, era realizado um evento esportivo só para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus.
Naquela época, os Jogos Olímpicos eram realizados durante cerimônias culturais e religiosas. Os atletas vitoriosos eram glorificados a altura dos grandes deuses. Em 776 a.C., Corobeus, de Atenas, fez seu nome correndo nu e descalço numa tosca pista de 200 jardas e tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma prova olímpica. Ele venceu a prova de velocidade dos 192 metros, tornando-se o primeiro e o mais antigo herói do atletismo. Se não teve direito a uma medalha, mereceu uma estátua e gravou seu nome na história do esporte. Com o tempo, o atletismo ganhou novas modalidades, além de mais brilho e dimensão nos Jogos Olímpicos. Mas em 393 a. C., o imperador romano Theodózius proibiu a realização dos eventos esportivos. Desta forma, os Jogos Olímpicos foram paralisados e a tocha olímpica foi extinta por 1400 anos.

ATLETISMO NA ERA MODERNA

História do Atletismo
Em 1896, o francês Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, reativou os festivais esportivos. A primeira versão dos Jogos Olímpicos da era moderna foi realizada em Atenas, na Grécia. Participaram 285 atletas, de 13 países. Desde então, a tocha olímpica foi reacendida com a finalidade de promover paz entre a comunidade mundial. A intenção do Barão de Coubertin era de unir os povos pelo esporte.
"O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta; o essencial não é vencer, mas lutar. Vamos exportar nossos atletas para promover a paz. Esse é o mercado livre do futuro." (Pierre de Coubertin, fundador da Olimpíada Moderna)
Atualmente, os Jogos Olímpicos são realizados, de quatro em quatro anos, em países e cidades diferentes. O atletismo continua sendo a atração principal. São 26 provas masculinas e 23 femininas.

PROVAS OLÍMPICAS DE ATLETISMO

História do Atletismo
Provas de velocidade: 100m, 200m, 400m
Revezamentos: 4 X 100m, 4 X 400m
Provas de meia distância: 800m e 1500m
Provas de longa distância: 3000m com obstáculos, 5.000m e 10.000 e Maratona (42km)
Provas de Marcha Atlética: 10.000m (Fem.), 20.000m(masc.) e 50.000m(masc.) 
Provas de velocidade com barreiras: 100m (fem.), 110m (masc.) e 400m 
Provas de saltos horizontais: Salto em Distância e Salto Triplo 
Provas de saltos verticais: Salto em Altura e Salto com Vara 
Provas de lançamento: Lançamento do Dardo e Lançamento do Disco 
Provas de arremesso: Arremesso do Martelo(masc.) e Arremesso do Peso
Provas Combinadas
Decatlo (10 provas): 100m, 110m (c/barreiras), 400m, 1500m, Lançamento do Dardo, Lançamento do Disco, Arremesso do Peso, Salto em Altura, Salto com Vara e Salto em Distância
Heptatlo (7 provas): 100m (c/barreiras), 200m, 800m, Lançamento do Dardo, Arremesso do Peso, Salto em Altura e Salto em Distância

HISTÓRIA DOS ARCOS E DA BANDEIRA OLÍMPICA

Os cincos arcos olímpicos entrelaçados representam os cincos continentes que dividem o planeta Terra ( África, América, Ásia, Europa, e Oceânia) e simbolizam o encontro de paz e harmonia entre os atletas para o evento competitivo mais importante do mundo.

A BANDEIRA OLÍMPICA

A Bandeira Olímpica foi desenhada, em 1913, pelo Barão Pierre de Cubertin, mas só foi exibida no ano de 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Nela apareciam cinco anéis entrelaçados e com as cores que compunham as bandeiras de todas as nações olímpicas da época.

HISTÓRIA DA MEDALHA OÍMPICA

História do Atletismo
Na era antiga, os vencedores recebiam uma coroa de louros como premiação. Já na era moderna, os vencedores recebiam também uma medalha olímpica. A frente da medalha foi desenhada pelo artista italiano Giuseppe Cassioli, em 1928, para os Jogos Olímpicos de Amsterdã, Alemanha. O mesmo desenho vem sendo utilizado desde 1972. O outro lado da medalha é desenhado a critério do País que sedia os Jogos.

PESOS E MEDIDAS

A medalha olímpica mede 6 centímetros de diâmetro e 3 milímetros de largura. O primeiro colocado de cada evento recebe a medalha de ouro que é banhada com, no mínimo, seis gramas de ouro puro. O segundo colocado recebe a medalha de prata e o terceiro colocado fica com a medalha de bronze. Todos os atletas e participantes oficiais recebem uma medalha e um diploma comemorativo dos Jogos Olímpicos.

PISTA DE ATLETISMO

História do Atletismo
A pista oficial de atletismo tem um formato oval e é dividida em oito raias de 400 metros de extensão.
Fonte: www.joaquimcruz.com


sétima parte


HISTÓRIA DO ATLETISMO

O atletismo é o chamado "esporte-base", porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar, que são a base das demais modalidades esportivas.
De forma primária, o atletismo é praticado a mais de 4 mil anos, mas foram os Cretenses, na Grécia Antiga, o primeiro povo a praticá-lo de forma sistemática por volta de 1500 a. C.. Na antiguidade, ser ágil, forte e valente era sinal de força militar, por isso, os atletas eram muito valorizados pelos comandantes dos exércitos.
O atletismo deu origem aos Jogos Olímpicos na Grécia em 776 a.C. quando, na cidade de Olímpia, aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade. O lema das Olimpíadas, "citius, altius, fortius", que significa mais rápido, mais alto, mais forte, também é derivado do atletismo.
A origem da palavra atleta vem do grego athlos, que significa competição. A palavra estádio também surgiu devido ao atletismo, vem do grego stadion que era uma antiga medida equivalente a, aproximadamente, 180m. As corridas nessas distâncias eram muito populares.
O Atletismo é um esporte de pista (corridas) e campo (saltos e lançamentos), por esse motivo é conhecido como Track and Field nos países de língua inglesa, embora, Athletics também seja utilizado.
Desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896 na Grécia, o atletismo é a prova que atrai o maior número de pessoas aos estádios e à televisão.
A entidade que rege o atletismo no mundo é a IAAF (International Association of Athletics Federations), que foi criada em 1912 durante Jogos Olímpicos de Estocolmo na Suécia.
No Brasil
A primeira participação do atletismo do Brasil em Olimpíadas aconteceu nos Jogos de Paris, em 1924. Já o primeiro resultado importante, veio em Los Angeles, nos Jogos Olímpicos de 1932, com o 6° lugar de Lúcio de Castro no salto com vara.
O atletismo sempre conseguiu expressivos resultados internacionais para o Brasil. É o esporte com o maior número de medalhas conquistadas em Olimpíadas, juntamente com a Vela, e em Jogos Pan-Americanos. Além disso, as seleções nacionais mantêm, desde 1974, absoluta hegemonia na América do Sul.
Seis atletas brasileiros estabeleceram 8 recordes mundiais em provas olímpicas, sendo 7 no salto triplo e 1 na maratona, sempre no masculino.
A primeira competição de atletismo no país foi o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, que aconteceu em 1929. Em 1945, foi criado o Troféu Brasil de Atletismo, que é, nos dias atuais, a principal competição nacional da modalidade.
Em 2 de dezembro de 1977, foi criada, no Rio de Janeiro, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), que hoje, tem sede em Manaus. Antes de 1977, o atletismo estava sob responsabilidade da CBD (Confederação Brasileira de Desportos). Hoje, a CBAt representa, além das 27 federações, mais de 500 clubes, 20 mil atletas, 900 árbitros e 700 técnicos federados.
Fonte: www.msisports.com.br
ATLETISMO

HISTÓRIA DO ATLETISMO

Considerado o esporte-base, por testar todas as característica básicas do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades.
As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos, que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de "sabe", que os ingleses chamam de "steeple chass", foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42.192 m.
Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o "esporte base" e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades são necessárias à prática de outras modalidades esportivas.
Por exemplo, podemos observar um jogador em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são "base" dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades.
A história do atletismo é muito bonito, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antigüidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, "ATHI, competição", o princípio do heroísmo sagrado grego, o espirito de disputa, o ideal do belo etc. - o que se chamou de ESPÍRITO AGONÍSTICO. Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e assumindo exclusivamente o caráter esportivo. O romano Juvenal sintetizou a expressão com "MENS SANA IN CORPORE SANO" a própria filosofia do esporte.
Fonte: www.corredores.com.br

oitava parte


O atletismo é um conjunto de desportos constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.
Atletismo
Imagem da final dos 100m das Olimpiadas de Atenas em 1896

História

A origem do atletismo é incerta, embora se tenha certeza de que ele já era praticado (e muito considerado) entre os gregos antigos. De fato, as competições mais importantes da olímpiada na grécia antiga eram as corridas. Desde os primeiros jogos olímpicos da era moderna, o atletismo faz parte do programa olímpico. A entidade que organiza o atletismo a nível mundial é a IAAF (International Association of Athletics Federations).

Corridas

As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
Considerando a distância, as corridas dividem-se em curta distância (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; média distância (800 metros e 1500 metros); e longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilómetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso.
Atletismo
Prova feminina dos 100m com barreiras em Atlanta, 1996
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de largada (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as queimadas, quando o atleta sai antes do tiro de largada, que é o sinal dado para começar a prova. Na corrida se alguma pessoa sair antes do tiro 3 vezes está desclassificado. Nas provas mais longas a largada não tem um papel tão decisivo, e os atletas costumam sair para a corrida em uma posição mais natural, em pé.
Atletismo
Maratona dos Fuzileiros dos Estados Unidos

Maratona

A Maratona é uma corrida que reproduz a distância que Filípides percorrido, segunda a lenda, um soldado grego, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas, desde o local da batalha (planície de Maratona - daí vem o nome) até a cidade de Atenas. A maratona é uma prova que envolve grande resistência física, sendo seu percurso estabelecido em 42 quilómetros e 195 metros.

Arremesso e Lançamentos

Atletismo
Atleta se preparando para o lançamento de dardo
As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos envolvem o arremesso de peso,e os lançamentos de martelo, lançamento de disco e dardo. O arremesso de peso consiste no arremesso de uma esfera metálica que pesa 7.26 kg para os homens (adultos) e 4 kg para as mulheres. O martelo é similiar a essa esfera, mas possui um cabo, o que permite imprimir momento linear à esfera e assim atingir uma distância maior. Já o disco é um pouco mais leve, pesando 1 kg para as mulheres e 2 kg para os homens. E o dardo pesa 600 gramas para as mulheres e 800 gramas para os homens.
O arremesso e os lançamentos são feitos dentro de áreas limitadas, um círculo demarcado no solo para o arremesso de peso, e os lançamentos de martelo e disco, e antes de uma linha demarcada no solo para o lançamento do dardo. A partir dessas marcas é que é contada a distância do arremesso e dos lançamentos. Normalmente as competições envolvem várias tentativas por parte dos atletas, que aproveitam as melhores marcas obtidas nessas tentativas.
As competições de arremesso e lançamentos normalmente são praticadas no espaço interior à pista das corridas.
A origem desta prova parece ser também irlandesa, pois nos Jogos Tailteanos, no início da Era de Cristo, os celtas disputavam uma prova de arremesso de pedra que pelas descrições se assemelhavam à prova atual. Alias, é interessante notar que na Península Ibérica, nas províncias onde ainda se encontram concentrações humanas etnicamente celtas, Galiza na Espanha e Trás-os-Montes em Portugal, ainda se disputa uma competição chamada de "arremesso do callhau", que se assemelha ao nosso moderno arremesso do peso. De qualquer forma, a codificação da prova, tal como ela é hoje, é totalmente britânica, inclusive o peso do implemento, 7,256kg, correspondente a 16 libras inglesas, que era precisamente o que pesavam os projéteis dos famosos canhões britânicos do início do século XIX. As primeiras marcas registradas pertencem ao inglês H. Williams, que em Londres, em 28 de maio de 1860, lançou o peso a 10,91m, e o da Era IAAF ao americano Ralph Rose, que em 21 de agosto de 1909 arremessou 15,54m em São Francisco. William Parry O’ Brien revolucionou esta prova, criando um novo estilo, no qual o atleta começa o movimento de costas para o local do arremesso. Parry O’ Brien venceu os Jogos Olímpicos de Helsinque e Melbourne, ganhou a prata em Roma e ainda se classificou em 4º lugar em Tóquio 12 anos depois de iniciar a sua carreira olímpica. Foi também o primeiro atleta a vencer mais de 100 competições consecutivas. No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi do atleta E. Engelke, vencedor do I Campeonato Brasileiro em 1925, com a marca de 11.81 m.
Os lançamentos são dividos em 3 partes que são lançamento do martelo do disco e do dardo. E as provas são sempre efectuadas dentro do estádio. Mas as provas femininas são diferentes das masculinas.

Salto

As provas de salto podem ser dividas em provas de salto vertical e de salto horizontal. Dentre as provas de salto vertical, temos o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal envolvem o salto em distância e o salto triplo.
Os atletas tomam impulso numa pequena pista, objetivando maior distância no salto.
O salto em altura, que tem por objetivo ultrapassar uma barra horizontal, é feito mediante tentativas: o atleta estabelece uma Altura que julga ser possível pular, solicita que a barra seja colocada nessa altura e tem algumas chances (dependendo da competição) para ultrapassar essa altura. Se conseguir, deve elevar a barra alguns centímetros, e tem novas tentativas. Gradualmente chega a seu limite, e não consegue ultrapassar a altura que será sua marca. O salto com vara funciona do mesmo modo. Em ambos os saltos, há um colchão para a queda do atleta atrás das barras a serem superadas.
Atletismo
Atleta durante o salto em altura
No salto em distância e o salto triplo, horizontais, o atleta faz sua aterrissagem numa caixa de areia. Há uma marca na pista que indica o limite máximo de corrida antes do salto; caso o atleta ultrapasse ou encoste nessa marca, terá queimado e perderá a tentativa. Caso tenha saltado antes da marca, a distância dessa marca até o local onde aterrisou é a distância obtida. É importante destacar que vale o ponto de aterrissagem mais próximo à marca de salto; se o atleta, por exemplo, depois de cair apoiar a mão num ponto qualquer da caixa de areia, anterior ao local onde caiu, será marcada a distância até esse ponto.
Atletismo
Atleta na prova de salto em distância

Modalidades Combinadas

Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completo. As competições oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e arremessos. Os atletas pontuam de acordo com suas colocações nos eventos individuais, e esses pontos podem ser somados para definir-se o vencedor.

A pista

A pista de corrida normalmente contém 8 raios, cada uma com 1 metro e 25 centímetros que os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas (quase um ``oval´´), possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, mas não chega a ter 500 metros. Nas corridas de curta distância, os atletas devem permanecer nas raias a partir das quais largaram. Nas corridas de média e longa distância, os atletas não precisam correr nas raias, e geralmente se encaminham para a raia mais interior, evitando percorrer distâncias maiores.
As barreiras têm cerca de 1 metro, nas competições para homens, e cerca de 80 centímetros, nas competições para mulheres. Se o atleta derrubar as barreiras enquanto corre, não é desclassificado - conquanto perca tempo substancial. As corridas com barreiras normalmente têm 10 obstáculos.
Embora a maratona seja disputada nas ruas de uma cidade ou em um local externo, o seu trajeto é estabelecido de modo que a chegada se dê num estádio ou pista de atletismo.

PISTA OFICIAL DE ATLETISMO

Pista Oficial de Atletismo
Medidas oficiais de uma pista oficial de atletismo
clique para ampliar

O vento

Em provas de saltos em distância e corridas curtas, os recordes só são válidos se o vento estiver a favor não ultrapassar a marca de 2 km/h. Nas corridas longas, o vento não influi decisivamente, pois o atleta pega também lufadas de frente quando faz uma curva e muda de direção.
Fonte: pt.wikipedia.org










Um comentário:

  1. é grande né gente se gostarem do meu blog sigam esse site e me adissionem do orkut o meu email é luiznascimento2001@hotmail.com e o meu facebook é luiz-nascimento2001@hotmail.com

    ResponderExcluir